Shikin Haramitsu Daikōmyō: Esta frase é dita sempre no começo e final de cada aula onde se junta as mãos, logo acompanhado de dois aplausos, uma reverência, um aplauso e outra reverência.

A frase foi transmitida a Hatsumi Sensei através do seu mestre Takamatsu Toshitsugu que pertence a linhagem dos Sōke que formam a Bujinkan, isto tem a ver com o refinamento espiritual através das artes marciais para seres humanos íntegros.

Lembrando que esta frase encontra-se ligada as influências Budistas, mas não significa que ao repeti-las nas aulas o praticante deva ser Budista ou que pertença a uma religião em si. A Bujinkan (Escola do Guerreiro Divino) tem uma visão aberta e por nenhuma razão busca influir em algo doutrinal (muito menos político), ao contrario tem por finalidade levar ao praticante a desenvolver – se como ser humano livre e capaz de transcender-se.

Shikin: É a sensação de harmonia percebida pelos sentidos do ouvido e do coração. Também o som criativo que nasce da união dos pólos opostos (yin / yang, in / yo, homem / mulher).

Haramitsu: Estado permanente do despertar espiritual que sobre passa os limites da vida e morte, onde consiste em não sentir ódio, rancor, inveja. É o desenvolvimento da perseverança com relação ao mundo. Com as palavras de Hatsumi Sensei: “É promover a sinceridade, lealdade e honestidade com as pessoas que nos rodeiam e a si próprio”.

Daikōmyō: Significa a iluminação desde nosso interior para o exterior, onde se pode sentir em plano físico a luz do próprio coração.

Uma tradução ocidental desse mantra: “Toda experiência é sagrada, pois poderá fornecer a chave do universo que nós procuramos”.

pt_BR
pt_BR
Menu
Social