Dr. Masaaki Hatsumi nascido em 2 de dezembro de 1931 na cidade de Noda, na província de Chiba. Ele graduou-se na Universidade Meiji, de Tóquio, hoje é diretor de sua própria clínica, sendo considerado um dos maiores traumatologistas do Japão.
Iniciou muito cedo nas artes marciais que se converteram em sua paixão, passando a treinar todas as que estavam em seu alcance: 4º Dan em Judô, 6° Dan em Shito Ryû Karatê, Kendô, Aikidô, Kobujutsu (Menkyo Kaiden), Jukendô (luta de fuzil e baioneta) e Kenpô chinês.
Como praticante de Judô, varias vezes foi campeão; como instrutor da modalidade, ministrava aulas na base aérea americana. Conta-se que era evidente a vantagem dos soldados americanos devido a natureza de suas estaturas foi quando percebera a limitação de suas técnicas. Dessa forma viajara pelo Japão buscando uma arte marcial que superasse os limites físicos independente de quem a praticasse.
Certo dia soube de um mestre, e em seguida foi ao seu encontro; chegando a residência do tal mestre, conta-se que estava muito ansioso para conhecer aquele grande guerreiro de quem ouviu falar.
Ao deparar-se com aquele homem baixo e franzino, por um instante ficou em dúvida de sua busca. Mas naquele momento foi surpreendido por um olhar gélido que iniciava em seus pés e ia subindo paralisando seu corpo até chegar aos seus olhos, quando sentiu medo indescritível, em que só lhe passava pela cabeça sair daquele local o mais rápido possível.
Aquele homem baixo e franzino era o grande mestre Toshitsugu Takamatsu, herdeiro de nove tradições, entre elas as lendárias e temidas habilidades do Ninjutsu. Desse encontro surgiu uma grande amizade, onde desde 1950 até meados da década de 60, Hatsumi Sensei viajou através do Japão para estudar com Toshitsugu Takamatsu na cidade de Kashiwara, província de Nara, de quem havia recebido sua iniciação nos caminhos do Ninpô. Durante anos Hatsumi Sensei passou por um duro treinamento com a direção do grande mestre Takamatsu, tendo enfim recebido de seu mestre a autoridade e a posição de herdeiro sucessor em linha direta dos mestres e discípulos, remontados há sete séculos vindos a tornar-se o Grande Mestre das nove tradições marciais
japonesas.
Em razão de seus incansáveis esforços objetivando espalhar a filosofia do Ninjutsu ao redor do mundo, obteve vasto reconhecimento, tendo recebido numerosos títulos e menções honoríficas, durante suas viagens aos cinco continentes, nas quais ministra seminários e divulga a arte.
A família Imperial do Japão reconheceu Hatsumi Sensei como o grande mestre das tradições Ninjas, como o único tesouro vivo destas tradições no mundo, a Benção Apostólica pela Paz Mundial, concedida pelo Vaticano, firmada pelo Papa João Paulo II, posteriormente pelo Papa Bento XVI.